Norte News

.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Com cortes da educação, universitários de Alcântaras corre risco de serem prejudicados

Dezenas de alcantarense frequentam cursos na UAB de Meruoca

O recente anuncio do bloqueio de 30% dos repasses programados para universidades federais de todo o país anunciado pelo Ministério da Educação, vai interferir nas ações de extensão realizadas pela Universidade Federal do Ceará, que em valores reais deve perder recursos da ordem de mais de R$45 milhões, conforme destacado em nota divulgada pela Reitoria.

A instituição que hoje teria 118 cursos de graduação, outros 116 de pós-graduação e cerca de 43 mil alunos está espalhada por todo o Estado através do campus de Crateús, Quixadá, Russas e Sobral destacou que “ a medida trará efeitos graves para atividades de ensino, pesquisa e extensão”. 

No município de Alcântaras, onde dezenas de alunos frequentam cursos presenciais ou a distância ofertada pela UFC, o anuncio do corte de verba gerou apreensão aos alunos e gestores da educação. Procurada pela reportagem, a SEMEC que garante o deslocamento de estudantes ao polo de Meruoca e Sobral, e que nos últimos anos investiu em ações visando o ingresso de novos alcantarenses na vida acadêmica lamentou o posicionamento do atual governo “ Educação não é gasto e sim investimento. O Brasil sem educação como prioridade vai se afundar cada vez mais, a Educação é quem forma o cidadão”.

Com o contingenciamento de gastos feito pelo MEC, ações realizadas pela parceria UFC/UAB em Meruoca, por exemplo, e que são inclusas no âmbito de extensão da universidade correm risco de serem prejudicados

0 comentários:

Postar um comentário