Norte News

.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Em Alcântaras, tem mais mulheres do que homens




Em 2010 Elas já somavam mais da metade da população ( Foto divulgação)
Com poucos mais de meio século de fundação, Alcântaras é um das poucas cidades do Brasil onde as mulheres são maioria. No município serrano, há quase dez anos, elas já representavam mais de 50% dos habitantes, na maioria das faixas etárias avaliadas pelo IBGE elas também lideraram, inclusive entre 95 à 99 anos.

Tamanha presença não se deu por acaso, sendo fruto da persistência, força e do protagonismo feminino que já contempla na cidade o  comércio, saúde, educação, comunicação e religião. Na vida política, apesar de ainda serem minoria, as alcantarenses tem buscado cada vez mais conquistar espaço e há pelo menos duas décadas, pelo menos uma das nove vagas do parlamento municipal tem sido ocupado continuamente por vereadoras.

Atualmente, no âmbito do funcionalismo público, pastas como Educação, Assistência Social e Procuradoria Geral do Município também tem a frente pulsos femininos, situação semelhantes na grande maioria das Escolas Municipais onde elas que comandam o trabalho e no Conselho Tutelar, onde 80% das vagas foram ocupadas por mulheres.

Ecléticas e dedicadas, as Mulheres tem a cada dia exercido sua cidadania com mais garra, empenho e determinação e se ainda há desigualdades a serem superadas, não foi por falta de ativismo e determinação, frutos de uma bandeira lançadas no início do século XX nos Estados Unidos e em países da Europa, mais tarde instituído  pela ONU no ano de 1975 e  que deu origem  ao Marco Internacional do Dia da Mulher, mundialmente celebrado em 08 de março e tidas como uma  referencia para celebrar a luta feminina que segue a reivindicar por vez e voz.

0 comentários:

Postar um comentário