Norte News

.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

O Município de Alcântaras vai receber 100 Mil Reais, devido o combate ao Mosquito transmissor da Dengue

Cidade segue sem casos confirmados de arboviroses  Foto: Salomão Atylla)
Com casos de confirmações de arboviroses zerados até o momento, o município de Alcântaras, distante a 285 km de Fortaleza, aparece entre os 100 municípios do Ceará que vão  receber incentivos financeiros do Governo do Estado que somam a ordem dos R$10 milhões.
 
A medida apresentada há cerca de um ano, a época lançou um conjunto de estratégias propostas pela Secretaria de Saúde do Estado visando garantir a continuidade de enfrentamento ao Aedes Aegypti até o final de 2017, garantindo premiação para a cidades que dentre outras ações  reduzissem a incidência da arboviroses, prevenissem  à ocorrência de casos graves e ampliassem a cobertura de visitas domiciliares para melhorar a qualidade dos dados de infestação vetorial, elencava as prerrogativas estabelecidas pela SESA.
Em Alcântaras, além de visitas domiciliares feitas em ciclos, os agentes de endemias  realizam telamento e fazem controle biológico através do  peixamento de cisternas o que tem garantido baixíssimos índices de infestação, confirmação de casos e até de notificações em 2018. Tanto esforço resultou na contemplação do incentivo " Todos Contra o Mosquito" que na prática deverá repassar R$ 100 mil reais ao município para a continuidade das ações.

"Todo esses critério foram cumpridos no segundo semestre de 2017 e o efeito foi esse ano não haver nenhum caso de confirmação de arboviroses"  destacou Eduardo Alcântara ao  enfatizar que a sensação de  trabalho dado, dever cumprido " Não foi nada fácil, mas fomos capaz, pois foi um trabalho em equipe, endemias e secretaria de saúde"finalizou o coordenador.
 
A relação geral dos municípios contemplados pode ser conferido no site da Secretaria de Saúde do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário